Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma loja de cosméticos variados, vendemos para todo o Brasil.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Maravilhas do spray



Um dos finalizadores mais usados nos salões é o spray, seja ele de fixação, brilho, volume, termoativo ou antiodor. Ainda assim, há quem ainda associe esse produto exclusivamente à fixação das madeixas e esqueça dos outros tipos que também podem ser utilizados com grande eficácia nos salões. Se ainda lhe restam dúvidas de como usar cada tipo de spray, preparamos um guia fácil para você entender cada um deles e dar um toque especial nos cabelos das clientes!




Antiodor
Fim dos cheiros

Imagine que sua cliente teve uma festa no dia anterior, mas continua com o cabelo lindo, exceto pelo odor de cigarro, presente na maioria das festas e baladas noturnas. Se ela não tiver um spray antiodor em mãos, o jeito vai ser lavar o cabelo e estragar a escova ou os cachos, mas se ela tem o produto, bastam algumas borrifadas para ficar com um agradável aroma nos fios, como se tivesse acabado de lavar. Esse é o principal objetivo do produto, mas hoje em dia, algumas mulheres já carregam o spray na bolsa e aplicam apenas para perfumar os fios, mesmo que não estejam com cheiro de fumaça ou cigarro. Para potencializar o efeito de cabelo limpinho e perfumado, pode-se passar o secador depois de aplicar o spray, e a única desvantagem apontada pelos cabeleireiros foi o fato do perfume poder se tornar enjoativo se usado com muita frequência.
Como usar: no cabelo seco, aplique uma ou duas borrifadas em todo o comprimento, respeitando uma distância de 20cm dos fios. Para potencializar o efeito, utilize secador ou chapinha.




Volume
Abaixo os escorridos

Este tipo deve ser usado apenas na raiz porque ativa o volume da região dando adeus ao aspecto "lambido", além disso, de acordo com o expert Evandro Ângelo, do salão EV (SP), o spray de volume protege o fio quando o cabelo é enrolado com bobe. Como o próprio nome já diz, seu principal efeito é dar volume ao penteado ou até mesmo em cabelos fininhos e muito ralos, mas Nilo aponta uma desvantagem no uso do produto: "Infelizmente o spray de volume faz com que a escova dure menos tempo e se o cabelo for muito fino, pode ficar com aspecto oleoso antes do esperado".
Como usar: borrife apenas na raiz antes de secar o cabelo ou no comprimento depois de seco, se a intenção for formar cachos. A aplicação deve ser feita com cerca de 15cm de distância do couro cabeludo.




Brilho
Luz própria


O sonho das mulheres é borrifar spray no cabelo e sair com ele brilhando, e é isso que o spray de brilho promete, mas é bom dizer que o resultado é muito discreto na maioria dos casos, afinal ainda não inventaram fórmula mágica que deixe um cabelo naturalmente opaco, com um brilho intenso sem ter passado por nenhum tratamento mais profundo. Para Evandro Ângelo, o produto, além de ativar o brilho, também garante sensação de movimento porque deixa os fios mais soltinhos se usado corretamente. O cabeleireiro vê um efeito desagradável no uso incorreto do produto. "Se for borrifado muito próximo ao cabelo, deixa o fio pesado e tira o movimento". Nilo concorda e diz que esse efeito ocorre porque todos esses sprays de brilho têm em sua base o silicone, que usado em excesso, pode pesar os fios, deixando-os com cara de "cabelo do dia seguinte".
Como usar: após o brushing ou penteado, sempre com o cabelo seco, borrife o spray com uma distância mínima de 20cm do cabelo. Evite borrifar o jato próximo à raiz e em uma única parte do cabelo, tente espalhar bem e vá sacudindo os fios enquanto aplica.



Termoativo
Proteção contra calor

Os sprays termoativados servem para proteger os fios do calor emitido por acessórios como secador, chapinha e baby-liss. Eles possuem em sua composição elementos que são ativados com o calor e formam uma película ao redor dos fios, evitando que o cabelo perca água e fique ressecado. Nos salões, devem ser sempre usados antes do processo do brushing ou babyliss. Como o produto cria uma camada protetora em volta das fibras capilares, pode ajudar a dar um efeito de muito mais brilho às madeixas. Esse produto só deve ser aplicado quando realmente houver necessidade, ou seja, quando o cabelo for passar por procedimentos de alta temperatura, para que os fios não fiquem sobrecarregados com princípios ativos que não precisam ficar depositados sobre eles.
Como usar: depois de retirar o excesso de umidade do cabelo, aplique o produto do comprimento até as pontas e só então inicie o processo de secar com a ajuda do secador.




Fixador
Tudo no lugar

De acordo com o beauty expert Nilo Leal, da Casa Mauro Freire (SP), existem vários tipos de sprays fixadores. Eles são divididos em fixação flexível e firme. O primeiro é usado para fixar a modelagem de um penteado ou estilizar a finalização das escovas, dando um efeito natural e maleável aos fios. "Trata-se de um spray que fixa o formato do cabelo sem deixá-lo duro", explica Nilo. Normalmente, esses sprays apresentam fixação média e não servem para dar acabamento em penteados muito estruturados. Já os de fixação firme, vão deixar o cabelo com aspecto duro, mas em ordem até o final da noite, com certeza!
Como usar: o spray de fixação firme só deve ser borrifado no penteado após a finalização dele, ou seja, só quando estiver totalmente pronto porque não vai dar maleabilidade para mexer no cabelo após borrifado. Já o de fixação flexível pode ser borrifado no meio do processo até mesmo para ajudar a dar forma em alguma mecha rebelde, mas também pode ser aplicado após a escova ou o rabo-de-cavalo sem problemas.


Spray molhado X spray seco

Assim como cada penteado tem um estilo, os sprays que garantem mais durabilidade aos visuais também possuem finalidades e efeitos diferentes, seja para dar mais brilho, sustentação ou apenas um toque final, eliminando os tão indesejáveis frizz. Para escolher corretamente o spray para seu caso, fique por dentro das diferenças entre eles:
Estilo molhado: para quem tem os fios cacheados ou crespos, o mais indicado é investir em penteados que tenham o efeito molhado, já que ajudam a definir os cachos e amenizar o volume. Nesses casos, opte por produtos que, além de fixar as madeixas, garantam esse resultado.
Seco total: para conquistar um preso livre de quedas, por muito mais tempo e sem frizz, os sprays fixadores seco ou extrasseco garantem esse resultado, sem que as outras pessoas percebam que foi aplicado o produto, já que as novas formulações não deixam as melenas duras e são fáceis de serem retiradas.

Por Priscila Jacob.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cornucopia

Arquivo do blog